BR-262, Ibiá - MG, 38950-000
(34) 3662-3040

Empresa

Nossa História

Com empreendedorismo, comprometimento e dedicação, os sócios da Santa Helena Mineração iniciaram suas atividades em 2014, extraindo materiais agregados para a construção civil e pavimentação, a partir da Rocha Granito.

Buscando contribuir para o desenvolvimento da região do Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro, os sócios resolveram continuar as atividades de exploração da rocha na fazenda Serrote, que anteriormente tinha sido explorada por outras empresas.

Para colocar em prática a proposta iniciaram o licenciamento ambiental das atividades, retomaram o planejamento de lavra, programaram as instalações e manutenções dos equipamentos, das operações, buscaram a formação da equipe de trabalho contratando profissionais do município de Ibiá e região. Todas as atividades e necessidades previstas e executadas, tendo como premissas as legislações aplicáveis e a valorização da região, mantendo a história que a pedreira sempre teve ao longo do tempo, haja vista que as atividades foram desenvolvidas pela Empresa Aterpa, no período de outubro de 2006 até janeiro de 2014, e pelas  empresas antecessoras à Aterpa, possibilitando o fornecimento de material para a construção da linha férrea entre Patrocínio/Ibiá/Araxá e a construção da BR 262.

Destaca-se que está datada de 7 de novembro de 1926 a inauguração da Estrada de Ferro Oeste de Minas, iniciando o funcionamento do ramal Ibiá-Araxá. O início da construção deste ramal deu-se em 1921. A Estação funcionou primeiro como terminal de cargas e de passageiros e, depois, somente como terminal de cargas. A chegada da estrada de ferro à região tornou mais fácil e rápido.

Assim, considerando-se as datas da estrada de ferro, a trajetória, com as empresas antecessoras à Santa Helena Mineração, constitui um histórico de operação de mais de 60 (sessenta) anos.

Sem levar em conta o passado, mas vislumbrando o futuro os Investimentos em equipamentos, pesquisa, implementação de novos processos produtivos e geração de novos produtos são ações que visam antecipar as demandas de um mercado consumidor que precisa de soluções tecnológicas, que atendam sua necessidade de realizar empreendimentos com redução de custos, menor prazo de execução, melhor qualidade técnica e maior retorno financeiro, além de assegurarmos nossas atividades com responsabilidade socioambiental.

Neste propósito a empresa conclui em 2018 a ampliação de sua capacidade produtiva com a montagem de novos equipamentos para otimizar o processo e permitir a implantação do processo de produção de areia artificial.

Alinhados à Missão, Visão e Valores da empresa os sócios da Santa Helena Mineração compartilham essa trajetória, buscando a excelência em seus produtos e no atendimento aos clientes e parceiros, contribuindo para o desenvolvimento de forma responsável e empreendedora para a nossa região.